Isae

Mulheres refugiadas terão coaching gratuito pelo ISAE/FGV

Consultoria será feita por alunos da instituição. Projeto tem parceria com a Rede Brasil do Pacto Global, na segunda edição do projeto Empoderando Refugiadas, da ONU

            O ISAE/FGV – Escola de Negócios iniciou neste mês um programa de coaching para mulheres refugiadas feito por três alunos (Viviane de Lima Borges, Laísa Weber Prust e Sérgio Moura) e pela professora Daniela Leluddak, do Perspectivação, programa do ISAE que promove o desenvolvimento pessoal e profissional. A ação é uma parceria com a Rede Brasil do Pacto Global, ACNUR (Agência da ONU para Refugiados) e ONU Mulheres, que lançou no início de março, em São Paulo, a segunda edição do projeto “Empoderando Refugiadas”, que tem o objetivo de propiciar conhecimento e informações às refugiadas sobre o mercado brasileiro e sensibilizar as empresas para a contratação dessas mulheres qualificadas.

            Mulheres de regiões como a Síria, África Subsariana, Oriente Médio e América Latina, refugiadas em São Paulo, serão atendidas pela ação. Daniela e os alunos farão sessões de coaching gratuitamente, a distância (por ferramentas como Skype, por exemplo). Cada um trabalhará com cerca de cinco mulheres.

            De acordo com Daniela, que também é ex-aluna do ISAE, antes de qualquer dica prática que o coaching envolve, o trabalho se baseia principalmente na escuta. “É preciso entender que elas vêm de uma situação grave. Não mudaram por que quiseram, e sim porque as pessoas estão morrendo em seus países. Então, a adaptação é mais delicada. Por isso, precisamos ouvir, tatear essa cultura e conscientizá-las sobre essa mudança, mas principalmente entender a dor cultural delas”, salienta.

Além disso, a cooperação, ressalta Daniela, é a nova “moeda de troca” do mundo contemporâneo.  “O modelo econômico que tínhamos não funciona mais. Então, precisamos atuar e cooperar de forma mais ampla”.

A aluna Viviane Borges, que está atendendo três mulheres, conta que, em pouco tempo de trabalho, já conquistou resultados práticos: uma de suas coachees, Valéria, da República do Congo, se sentiu mais confiante em uma entrevista de emprego. “Ela me contou feliz da vida que fez a entrevista para trabalhar a recepção de um hotel e graças ao Coaching, se sentiu encorajada”.

 

            Uaná

            O ISAE também inicia em breve as ações do Programa Uaná, que está com inscrições abertas. O projeto de voluntariado permite aos alunos aplicarem seus conhecimentos na gestão de ONG´s e projetos sociais do Paraná, por meio de assessoria voluntária. “Trabalhamos com parcerias com outros institutos e ONGs. São realizadas consultorias e capacitações nas instituições dos mais diversos temas, como marketing, captação de recursos e gestão”, explica a coordenadora do Perspectivação, Rebecca Giese.

Entre os segmentos de atuação do voluntariado, alunos, ex-alunos, professores e colaboradores do ISAE podem escolher áreas de Sustentabilidade, Gestão e Finanças, Coaching, Comunicação e Marketing, Planejamento Estratégico, Gerenciamento de Projetos e Gestão e Desenvolvimento de Pessoas.

O Uaná também promoverá uma ação específica para refugiados em Curitiba, que envolverá principalmente emprego e mercado de trabalho.

 

Mais detalhes sobre o Uaná estão disponíveis no link: http://bit.ly/2mxEmmU.